domingo, 10 de maio de 2009

Samuca Santos
















O Jovem artista nascido em salvador no ano de 1987 demonstrou ainda durante a infância seu interesse pelo magnífico universo das artes visuais. A principio utilizava apenas lápis e papel para sintetizar em imagens àquilo que sentia necessidade de externar plasticamente.
Durante adolescência o interesse pelo fazer artístico torna-se ainda mais evidente e logo Samuca busca outras formas de expressão artística, é nesta época em que pinta suas primeiras telas e desenvolve seus desenhos e esculturas,é também neste período que descobre a arte do graffiti e passa então a realizar diversas pinturas ,utilizando a técnica do spray, pelas ruas de Salvador.
Samuca atua desde o ano de 2004 como arte-educador, utilizando a arte do graffiti leva arte para crianças e adolescentes residentes em bairros periféricos da cidade além de estudantes de escolas publicas, ONGS, etc.
Empenhado em ampliar seus conhecimentos artísticos em termos técnicos e teóricos Samuca entra no ano de 2007 na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atualmente é graduando do curso de artes visuais. O meio acadêmico o levou a descobrir outras técnicas artísticas e outras possibilidades criativas que são aplicadas em seus trabalhos de arte de rua, acrescentando-lhes técnica e poética.
Em seus graffitis e outras obras Samuca busca sempre uma identidade antropofágica buscando sempre referencias regionais, nacionais e globais. Entre suas influencias artísticas estão diversos nomes, não só artistas visuais, tais como Beatriz Milhazes, Caetano Veloso, Os Gêmeos, Rui Amaral, Adriana Varejão, Jorge Mautner, Nação Zumbi, Tarsila do Amaral, etc.



Atualmente faz parte do coletivo de artistas Contados, juntamente com Fabio Afro, Glardston Bomfim, Natalia Cavalcanti, Rebeca Silva e TarcioV.